top of page

o peso da culpa ou a força da ação

Ambos são difíceis. Qual você escolhe? Um novo semestre chegou, mas a sua vida continuará a mesma enquanto você não mudar o seu mindset, sua forma de pensar e de olhar para as coisas. É fácil cair no círculo vicioso onde não há comprometimento com o próprio desenvolvimento, vivendo mais sob a sombra da culpa do que sobre a luz da sua evolução.


Nada externo é capaz de mudar o seu interior, mas tudo aquilo que você muda dentro de você, muda a sua realidade externa. Ficar esperando ou revivendo velhos hábitos na sua rotina te manterão na ilusão e na sensação de estagnação. Se o semestre muda e você continua fazendo tudo igual, os seus resultados serão os mesmos.


Refletir e revisar


Tudo aquilo que você quer quer colher e receber, começa na sua intenção, nos seus pensamentos que se tornam palavras e ações. Por isso, aproveite o momento parar e refletir sobre suas escolhas, hábitos e metas. O que funcionou até agora? O que precisa ser ajustado? Reavaliar suas práticas diárias pode ser o primeiro passo para um caminho mais saudável e equilibrado para o restante do ano e da sua vida, onde você escolhe o que quer ser e colher.


Transformando culpa em potência de ação


A culpa bloqueia o seu crescimento. Sentir-se mal suga a sua energia e faz você se sobrecarregar ao invés de se empoderar. Em vez de se afogar na culpa, use-a como um sinal de que algo precisa mudar, um chamado pra sair da sua zona conhecida e adentrar nos desafios que te farão expandir. Porque ter disciplina e comprometimento com sua vida é difícil, mas procrastinar e viver com culpa é mais difícil ainda. Qual você escolhe, o peso da culpa ou a força da ação?


Repete comigo: "Eu transformo tudo aquilo que me incomoda em potência de ação pra manifestar coisas incríveis na minha vida."

Práticas para recomeçar

  1. Revisite suas metas: Olhe para os objetivos que você estabeleceu no início do ano. O que você conseguiu colocar em prática? Observe se essas metas são suas (se ressoam com seu coração) ou se foram projetados em você por expectativas externas. Se precisar, ajuste tudo, refaça, crie novos sonhos. Suas metas = sua vida!

  2. Honre e reconheça o que fez até aqui: Isso impulsiona sua motivação e silencia o seu crítico interno.

  3. Crie micro-hábitos: Como acordar 15 minutos mais cedo se sua meta era ter rotina matinal ou ler 1 página por dia daqueles livros que você comprou e ainda estão parados. Use um rastreador de hábitos pra colocar diariamente tudo que você vai fazendo e assim observar seu progresso. (Se quiser, eu tenho um modelo pra te enviar!)

  4. Pratique o autocuidado: Sim, eu sempre vou falar de autocuidado, porque é através dessa prática que você ativa seu poder pessoal! Por isso, reserve um tempo para cuidar de si mesma, através do yoga, da meditação, arte, escrita intuitiva, momentos de spa... ou outros hábitos saudáveis que te nutrem e elevam sua estima, sua confiança!

  5. Seja gentil com seu processo: Lembre-se de que ninguém é perfeito e que essa caminhada é só sua. Deixe de lado comparações e falas negativas sobre você, porque isso gera culpa e você já sabe que a culpa te paralisa. Não conseguiu fazer algo, se pergunte por que antes ao invés de se julgar! Você está removendo crenças, traumas, renovando sua mente, isso pede por paciência e amor-próprio!

  6. Crie um plano de ação: Escreva um plano detalhado para colocar em prática. Por exemplo, se você quer praticar yoga todos os dias, defina os horários e crie lembretes no seu celular e agenda e honre com o que se comprometeu, trazendo mais clareza e mais organização pra sua vida.


Comece HOJE


Agora! Use esse impulso pra recalcular sua rota e transformar qualquer frustração e culpa em ação positiva na sua vida. Só você tem o poder de cocriar sua realidade e caminhar em direção a uma vida mais plena e significativa, aquela vida que quando você vai dormir, pensa "mal posso esperar pra acordar e viver tudo de novo, pra ter um dia incrível!" Escolha a força da ação, escolha crescer e se desenvolver!


Namaste,

Thu Souza



chá e agenda!

Comments


bottom of page