top of page

pare de diminuir sua luz. honre-a. brilhar é um ato de coragem!

você já sentiu que, de alguma forma, estava se diminuindo para não incomodar os outros? que, ao ocupar menos espaço, seria mais aceito, mais amado, mais seguro? esse medo de brilhar—de ser grande, forte e autêntico — não é apenas um reflexo de insegurança pessoal, mas um padrão profundamente enraizado na nossa sociedade.


marianne williamson escreveu:

“nosso maior medo não é o de sermos inadequados. nosso maior medo é saber que somos poderosos além do que podemos imaginar.” 

e, se pararmos para refletir, faz todo sentido. o medo de falhar muitas vezes é menor do que o medo de dar certo, de ter sucesso, de ser visto em nossa totalidade. porque brilhar exige responsabilidade, exige coragem, exige abrir mão das desculpas que nos mantêm pequenos. brilhar é um ato de coragem!


mulher agua

mas por que temos tanto medo da nossa própria luz?


desde cedo, aprendemos a nos encaixar, a não chamar atenção demais, a não incomodar. crescemos ouvindo frases como “não se ache demais”, “não exagere”, “não faça os outros se sentirem mal”. internalizamos a ideia de que ocupar espaço pode ser perigoso—que ser grande pode gerar rejeição, inveja ou até mesmo solidão. assim, nos sabotamos sem perceber. hesitamos em compartilhar nossas ideias, colocamos em dúvida nossos talentos, evitamos nos destacar. "melhor eu ficar quietinha e ser aceita.."


mas e se, em vez de se esconder, você se permitisse brilhar? entendendo que a sua luz não apaga a de ninguém, muito pelo contrário, ela pode ser um farol para outros que ainda vivem na escuridão.


brilhar não significa ser melhor do que os outros. significa ser totalmente você. significa parar de pedir permissão para existir. significa reconhecer que diminuir-se não ajuda ninguém.


e quando você aceita sua luz, algo mágico acontece: você dá permissão para que outros façam o mesmo. sua coragem se torna inspiração, seu brilho se torna um chamado para que mais pessoas despertem.


então, hoje, convido você a refletir com esses prompts pra journaling:
  • em que áreas da minha vida tenho sentido medo de brilhar ou de ocupar meu lugar com confiança?

  • que histórias ou crenças me ensinaram que ser grande pode ser perigoso?

  • como seria a minha vida se eu deixasse minha luz brilhar livremente, sem culpa ou medo?



se precisar de um lembrete, repita para si mesmo:

“minha luz é um presente para o mundo. eu me liberto do medo e escolho brilhar.” ✨

e pra aprofundar ainda mais nesse espaço interno e seguro, faça essa meditação guiada e gravada com muito amor, no insight timer. clique aqui para ouvir "Meditação com afirmações para honrar sua luz."


lembre-se: sua luz é um presente. o mundo precisa dela. shiiiiiiiiiine!


namaste,

Thu Souza

Commenti


bottom of page